O sorvete de baunilha e a Relação de causa e (d)efeito...

A história, ou "causo", como esta' sendo batizada aqui no Brasil, começa quando o gerente da divisão de

carros da Pontiac, da GM dos EUA, recebeu uma curiosa carta de reclamação de um cliente. Eis o que ele escreveu:

- "Esta e' a segunda vez que mando uma carta para vocês, e não os culpo por não me responder. Eu posso parecer louco, mas o fato e' que nós temos uma tradição em nossa família, que e' a de comer sorvete depois do jantar.

Repetimos este hábito todas as noites, variando apenas o tipo do sorvete, e eu sou o encarregado de ir compra-lo. Recentemente comprei um novo Pontiac e desde então minhas idas à sorveteria se transformaram num problema. Sempre que eu compro sorvete de baunilha, quando volto da loja para casa, o carro não funciona. Se compro qualquer outro tipo de sorvete, o carro funciona normalmente. Os senhores devem achar que eu estou realmente louco, mas não importa o quão tola possa parecer a minha reclamação. O fato é que estou muito irritado com meu Pontiac modelo 99".

 A carta gerou tantas piadas do pessoal da Pontiac que o presidente da empresa acabou recebendo uma copia da reclamação. Ele resolveu levar a sério e mandou um engenheiro conversar com o autor da carta. O funcionário e o reclamante, um senhor bem-sucedido na vida e dono de vários carros, foram juntos à sorveteria no fatídico Pontiac. O engenheiro sugeriu sabor baunilha para testar a reclamação e o carro efetivamente não funcionou.

O funcionário da GM voltou nos dias seguintes, à mesma hora, e fez o mesmo trajeto, e só variou o sabor

do sorvete. Mais uma vez, o carro só não pegava na volta, quando o sabor escolhido era baunilha. O problema acabou virando uma obsessão para o engenheiro, que passou a fazer experiências diárias anotando todos os detalhes possíveis e depois de duas semanas chegou a primeira grande descoberta.:

Quando escolhia baunilha, o comprador gastava menos tempo porque este tipo de sorvete estava bem na frente em relação aos demais sabores...

Examinando o carro, o engenheiro fez uma segunda nova descoberta:

Como o tempo de compra era muito mais reduzido no caso da baunilha em comparação com o tempo dos

outros sabores, o motor não chegava a esfriar. Com isso os vapores de combustível não se dissipavam, impedindo que a nova partida fosse instantânea...

A partir desse episódio, a Pontiac mudou o sistema de alimentação de combustível e introduziu a alteração em todos os modelos a partir da linha 99. Mais do que isso, o autor da reclamação ganhou um carro novo, além da reforma do que não pegava com sorvete de baunilha. A GM distribuiu também um memorando interno, exigindo que seus funcionários levem a sério até as reclamações mais estapafúrdias, "porque pode ser que uma grande inovação esteja por trás de um sorvete de baunilha", diz a carta da GM !!!

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